17 de julho de 2012

Profissão Moda

Amores hoje posso dizer à vocês que finalmente sou uma pessoa formada! Ufa!! Passei 5 anos na faculdade, e mesmo com a vinda do meu baby deu para finalizar tudo! Mas apesar da vitória conquistada, precisei passar todos esses anos na faculdade de Turismo na Unifor, para me dar conta que não serei feliz nessa área, e acho que esse é um dilema que muitos sofrem, pois temos de ingressar em uma faculdade ainda muito imaturos e temos também que já ter meio que uma certeza daquilo que queremos para nossas carreiras, alguns obtém sucesso logo de primeira, mas outros não! 
Não preciso nem dizer para vocês o que agora eu realmente quero fazer né? Bom.. quero ser feliz além de tudo e fazendo aquilo que amo. Eu amo o blog, amo falar sobre esse mundo da moda, amo ler sobre o assunto, amo me sentir na moda! Mas não basta só amar, tenho que me aprofundar no assunto, ainda não sei exatamente qual a área no mundo fashion quero seguir. 

Segundo a revista Gloss, existem hoje no Brasil 127 cursos superiores em moda. Somos o único país ocidental que possui a cadeia têxtil completa (da produção de fibras às tecelagens, às confecções e aos desfiles). Isso quer dizer minha gente que estamos crescendo cada vez mais, e a cultura da moda sente a necessidade de profissionais qualificados, um exemplo perfeito disso é que a São Paulo Fashion Week (SPFW) está entre as 5 semanas de moda mais importantes do MUNDO!!

Com tudo, selecionei 5 profissões do mundo da moda:

STYLIST
É o profissional que monta os looks, define o estilo das coleções, desfiles, catálogos, editoriais de moda e até campanhas publicitarias. O stylist deve conhecer história da arte e história da moda e acompanhar o mundo da música e do cinema. Deve ter grande referência visual. Não é fácil entrar na área e o mercado é bastante restrito. 

MODELISTA
Profissional formado em design de moda que faz moldes a partir dos desenhos do estilista. Tem de saber costurar de verdade! O grande obstáculo será disputar espaço com as costureiras. Você precisa saber se posicionar e reforçar sua formação profissional para se valorizar no mercado. O setor ainda é carente de profissionais por falta de cursos específicos para a área. 

ANALISTA DE MARKETING DE MODA
Quem identifica oportunidades de negócios e pensa em fortalecer a marca. Para se destacar deve ter conhecimento sobre as tendências da moda e de comportamento. Para essa profissão é necessário ser bastante hábil, pois surgiram sempre diversas coisas para fazer e tudo para ontem!

ESTILISTA
Estilista, diferente de stylist, é quem desenha e cria coleções de roupas e acessórios, influenciando a forma como as pessoas se vestem, ou seja, cria tendências. E não basta só ter bom gosto, tem que ralar muito! Um bom estilista deve pesquisar bastante, pois a moda se reinventa constantemente. 

FIGURINISTA
Produz roupas e acessórios para teatro, cinema, novela, shows ou programas de TV. Precisa estar disponível quanto aos horários dos artistas, das gravações e espetáculos. Rio de Janeiro e São Paulo são sedes das maiores redes de TV e onde ocorrem grande número de shows e espetáculos. 

E aí meninas? Se interessam por alguma área específica? Espero ter ajudado a tirar alguns pontos de interrogações da cabeça de vocês e que assim como eu, as apaixonadas por moda possam se encontrar nesse mundo tão grande e fashion! 

Beijos, ;*

2 comentários:

  1. Parabéns pela formatura e não se sinta perdida, é cada vez mais normal pessoas se formarem e se deparar que aquela área não é aquela que você queria e acaba descobrindo outra, eu por exemplo, estou na minha 2ª graduação e descobri de novo que não é o que quero, tá decidido, irei fazer a 3ª graduação: Arquitetura & Urbanismo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Kkk.. pois boa sorte para você, espero obter sucesso na minha segunda! Beijos ;**

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...